O vereador Cecílio Santos (PT) pediu informações à prefeitura a respeito de uma série de problemas no Hospital Ouro Verde, apontados pelo Conselho Local de Saúde. Por meio de requerimento ao prefeito Dário Saadi (REP), o vereador quer saber se as questões já foram resolvidas e, se não foram, quando serão.
A lista apontada pelo Conselho Local foi elaborada a partir de uma vistoria feita na unidade no dia 24 de novembro. Um dos problemas é a falta de médicos no pronto atendimento, levando a uma espera que pode chegar a 12 horas para conseguir uma consulta. Mas há outros problemas como bebedouros quebrados, lâmpadas queimadas, falta de cadeiras de rodas e de medicamentos básicos.
“A população de Campinas vem sofrendo há muito tempo com a precarização dos serviços de saúde e o Hospital Ouro Verde enfrenta vários problemas que já vinham sendo relatados pelos usuários e trabalhadores. O Conselho Local constatou esses problemas e agora queremos saber quando e como a prefeitura vai solucioná-los”, disse o vereador Cecílio.
A lista apontada pelo Conselho Local é a seguinte:
- falta de médicos no pronto atendimento e até 12 horas de espera;
- falta de medicamentos inclusive de uso imediato interno;
- Vários bebedouros quebrados;
- falta de lâmpadas em vários setores;
- banheiros quebrados e até com falta de vasos sanitários há mais de um ano;
- pisos quebrados e danificados por todas as áreas;
- portas quebradas e maçanetas faltando;
- erosão no pátio e mato alto;
- falta de telas protetoras nas janelas;
- vidraças quebradas e estilhaçadas há mais de ano;
- fiação elétrica exposta;
- falta de cadeiras de rodas;
- painel de chamada de pacientes quebrado há mais de um ano.
As informações pedidas pelo vereador devem ser respondidas pelo prefeito. Cecílio informou que vai cobrar as soluções e acompanhar junto ao Conselho Local de Saúde o atendimento à população.