A Comissão Especial de Estudos sobre o Desenvolvimento do Campo Grande entregou , durante a Reunião Ordinária desta quarta-feira (1/12), seu o relatório final à Presidência da Câmara Municipal de Campinas. O documento faz um diagnóstico de potencialidades e problemas da região e aponta uma série de demandas necessárias para o Distrito.
O relatório também será entregue ao prefeito Dário Saadi (REP), para que incorpore as demandas às ações da prefeitura. O documento aponta 76 demandas do Distrito distribuídas em dez áreas de atuação do poder público. A mobilidade foi um dos pontos mais citados, com dezenove demandas, entre elas, melhorias nas obras do BRT, interligação entre os bairros e também com outras regiões da cidade. Questões ambientais e de saúde pública também receberam bastante atenção no levantamento.
Mais notícias sobre o Campo Grande
“Fizemos um profundo diagnóstico da região, ouvindo especialistas e principalmente a população. Agora é preciso que a prefeitura incorpore essas demandas em seu planejamento e transforme o que apontamos aqui em políticas públicas”, comenta o presidente da CEE, vereador Cecílio Santos (PT). Ao longo de seis meses, a Comissão realizou 14 reuniões de trabalho, além de seis encontros com a comunidade e também outras duas com segmentos religiosos e empreendedores do Campo Grande.
O documento final foi elaborado pelo relator da Comissão, vereador Paulo Bufalo (PSOL). Também integram a Comissão os vereadores Carlinhos Camelô (PSB), Débora Palermo (PSC) e Gustavo Petta (PCdoB). A entrega ao presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PSB), marca o encerramento dos trabalhos do colegiado.
Diversas demandas apontadas pela Comissão já foram levadas ao prefeito por meio de um relatório preliminar fechado em junho deste ano. A Comissão solicitou que as demandas fossem incorporadas ao PPA (Plano Plurianual da Prefeitura) que está em tramitação na Câmara. Segundo Cecílio, é possível identificar que algumas demandas constam no PPA, mas nem todas e algumas estão genéricas, como ampliação das ciclovias, de forma que não é possível saber quanto serão realizadas no distrito e quanto em outras regiões da cidade.
Desdobramento da Comissão do Campo Grande
Além do apontamento de demandas, a Comissão levou a outra ação: a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Campo Grande. A Frente terá a participação dos vereadores que compuseram a Comissão e também outros seis parlamentares. Também poderão participar representantes da sociedade civil convidados pelo colegiado.