A responsabilidade pela solução dos problemas da UPA Campo Grande, em Campinas, é do prefeito Dário Saadi, do secretário de Saúde e do presidente da Rede Mário Gatti. Nós estamos cobrando melhorias praticamente todos os dias e a solução é contratar profissionais para atender a população.
No último fim de semana, por exemplo, fiz uma diligência à noite na UPA, depois de receber denúncias de que não havia médico atendendo a população que procurava a unidade.
Como medida emergencial para este período de final de ano, a prefeitura publicou um decreto com uma gratificação aos médicos que fizerem plantões, com isso, espera melhorar o atendimento neste período de festas e celebrações.
Isso é importante, mas não basta! A prefeitura precisa abrir concurso público e contratar médicos e outros profissionais para resolver de vez o problema.
Assine o abaixo-assinado em defesa da UPA Campo Grande
A proposta em curso de terceirizar a UPA não é solução. A entidade Cisne, habilitada pela prefeitura para contratar os profissionais, tem uma longa ficha de processos judiciais onde presta serviços. São 228 processos, segundo o site JusBrasil. E boa parte são reclamações de não cumprimento das obrigações trabalhistas com funcionários. Contratar uma empresa assim é uma bomba-relógio para termos mais problemas no futuro e mais uma vez deixar a população na mão.
Nesta sexta-feira, dia 17, fizemos uma reunião na Câmara com o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni, e cobramos soluções. Também participaram conselheiros de saúde e usuários da UPA, que apresentaram novas denúncias de problemas. Foi aí que o presidente da Rede explicou a gratificação para os médicos no natal e ano novo. Mas infelizmente não há vontade de contratar médicos concursados.
Vamos continuar atentos e cobrando a contratação emergencial agora e o concurso público para resolver de vez o problema. A população de Campinas, e particularmente a do Campo Grande, tem o direito à saúde e ao bom atendimento!
Cecílio, vereador, líder da bancada do PT na Câmara de Campinas