O vereador Cecílio Santos (PT) quer que a localização em tempo real dos caminhões de coleta de lixo e dos ônibus do sistema de transporte público de Campinas seja disponibilizada na internet para todos os usuários em formato de dados abertos. Com isso, os usuários poderão saber onde está cada ônibus e cada caminhão acompanhando por meio de aplicativos para celulares ou computadores que usariam informações dos aparelhos de GPS instalados nos veículos.
O vereador protocolou dois projetos de lei sobre este assunto, um deles sobre os caminhões de coleta e outro sobre o sistema de transporte. Os projetos obrigam as empresas que prestam esses serviços a disponibilizarem os dados de localização dos veículos em tempo real por meio de dados abertos na internet.
Hoje, os veículos já possuem GPS instalado, porém os dados não são abertos ao público. De acordo com a proposta do vereador, outras pessoas e empresas poderão ter acesso aos dados, criar aplicativos, oferecer serviços a partir das informações coletadas em tempo real. “A disponibilização desses dados, de forma aberta e pública, trará inúmeras vantagens para a sociedade campineira, desde a localização exata dos veículos bem como a fiscalização do contrato de transporte coletivo celebrado entre a prefeitura e as empresas”, afirma Cecílio. “Assim como no transporte por aplicativo, o usuário poderá ver qual veículo está mais perto e saber exatamente em quanto tempo ele vai chegar”, completa.
A iniciativa partiu de uma proposta coletiva construída com o Conselho Político do mandato, que observou as experiências em outros municípios e de outros serviços prestados com dados de GPS em tempo real, e as constantes reclamações dos usuários sobre atrasos e até mesmo de horários em que o ônibus simplesmente não passa.
Um exemplo é o caso do Jardim Rossin, na região do Campo Grande. A partir de reclamações dos usuários, Cecílio questionou a Emdec. “A empresa deslocou funcionários para fiscalizar a linha e descobriu diversas irregularidades, de atrasos injustificados até a não prestação do serviço. Com o sistema de dados abertos, essa mesma fiscalização poderá ser feita sobre todas as linhas da cidade via aplicativos, garantindo maior eficiência ao sistema e melhor qualidade no serviço prestado ao cidadão”, afirmou o vereador.
O projeto de Lei Complementar sobre o sistema de transporte foi protocolado com o número 39/2021 e altera a Lei 14.885 de de 2014, que trata da obrigatoriedade do GPS nos ônibus. Já a proposta sobre a coleta de lixo está protocolada como Projeto de Lei Ordinária número 238/2021.
Parabéns. Por ser essa pessoa batalhadora e cheia de projetos!!👏👏👏👏
Parabéns Cecília parabéns equipe do campo grande acho muito importante essa iniciativa para que todos acompanhe o desenvolvimento no transporte tanto Urbano como o transporte de coleta de lixo na nossa região eu estou com com vocês muito bom esse projeto e tamo junto um abraço fica com Deus
Parabéns vereador Cecílio. Sua proposta indica que as empresas estão à serviço da população e não o contrário, pois ultimamente tem acontecido um descompromisso com os usuários do transporte público que ficam longos tempos à espera de ônibus nos bairros e quando questionam nem tem respostas satisfatórias.
É louvável dar meios para fiscalização, mas também seria bom haver punição para as empresas que não cumprem com seus honorários. No bairro satélite irs 3 a situação do transporte é semelhante à do Rossim, como de tantos outros.
Ficamos gratos de ser representados por você.