O economista e professor da Unicamp, Marcio Pochmann, recebe nesta sexta, às 14h, o Diploma de Mérito Econômico Celso Furtado. A honraria foi proposta pelo vereador Cecílio Santos (PT) pela enorme contribuição de Pochmann à economia, tanto como pesquisador e professor, autor de diversos livros e gestor público.
Pochmann foi presidente do IPEA (Instituto de Pesquisa Aplicada) do governo federal de 2007 a 2012, presidente da Fundação Perseu Abramo (2012 a 2020) e Secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da cidade de São Paulo de 2001 a 2004. Atualmente ele é presidente do Instituto Lula. Em 2012 e 2016 foi candidato a prefeito de Campinas e em 2018 foi candidato a deputado federal, sempre pelo PT.
Publicou mais de sessenta livros sobre economia e recebeu por três vezes o prếmio Jabuti, um dos mais importantes da literatura brasileira. Em 2002 Marcio Pochmann foi apontado como um dos quatro principais economistas do país e o 11º na América Latina pelo prestigiado Índice Científico Alper-Doger (AD-2022).
“Marcio Pochmann tem um trabalho fundamental de análise e de construção de perspectivas para o desenvolvimento econômico com foco nos trabalhadores, nas pessoas mais necessitadas. Também se mostrou um excelente gestor público, tanto na Prefeitura de São Paulo como no IPEA. É um orgulho para Campinas e para o Brasil e por isso esse diploma é o reconhecimento de sua importância”, comentou o vereador Cecílio.
A entrega de diploma acontece nesta sexta a partir das 14h no Plenário Provisório do Teatro Bento Quirino, rua Luziana, 1505, no Centro. A Sessão Solene será transmitida pela TV Câmara e também nas redes sociais da Câmara e do vereador Cecílio.