O vereador Cecílio Santos (PT) propôs a criação do Programa “Pau-brasil: plantando e conhecendo a história” como uma forma de valorização da biodiversidade brasileira e também da história do país. O projeto de Lei 130/22 estabelece que no mês de setembro de cada ano as escolas municipais de Campinas deverão realizar o plantio de uma muda de pau-brasil e também promover atividades de conscientização ambiental e sobre a história do país.
A árvore pau-brasil foi o primeiro bem de nossa terra explorado comercialmente em larga escala para ser enviado à Europa. As florestas que foram derrubadas para sua extração se transformaram posteriormente em áreas para plantio da cana-de-açúcar.
“O pau-brasil está relacionado à nossa história, à exploração e extermínio de populações indígenas, a escravidão de pessoas negras, destruição de nossas matas e exploração das riquezas naturais. Fazer atividades em torno da planta é uma forma de debatermos nossa história e fazer os alunos refletirem sobre ela”, comenta o vereador Cecílio. Para ele, é importante discutir a conscientização ambiental com uma leitura global dos processos históricos do país.
Seguimos na luta por melhores condições de vida da população e. Campinas.
Sem dúvida VEREADOR, é de extrema importância essa Proposta de Educação Ambiental nas Escolas. Parabéns pela sua iniciativa, BRAVO!!.
Esse plantio do pau Brasil deveria ser nacional juntamente com a educação ambiental, parabéns companheiro Cecilio.